Uma História de Família

Graduada em Economia Agrícola pela Ohio State University (EUA) e em Ciências Sociais pela Université Sainte Esprit (Líbano), tem vasta experiência na área administrativa e na assessoria a executivos em multinacionais. Conhecedora das áreas de trader e comercial, das rotinas de importação e exportação. Residiu no Líbano, nos Estados Unidos e atualmente está estabelecida no Brasil. É fluente em Francês, Inglês, Árabe e Português Brasileiro.
Responsável pela área de Mobilidade Global da LCWS.
Conheça Lode (aos 1'43")
Graduada em Ciências Políticas e Economia pela Ohio State University (EUA), pós graduada em Administração Financeira pelo Instituto Toledo de Ensino (Brasil) e em Política e Relações Internacionais pela FESPSP (Brasil), tem larga experiência em multinacionais e na assistência a executivos, nos recursos humanos, na organização e treinamento de viagens e experiências internacionais. Tradutora e intérprete, é fluente em Francês, Inglês, Árabe e Português Brasileiro.
Responsável pela área de idiomas da LCWS.
Conheça Samira




A trajetória de Lode e Samira somente poderia resultar na LCWS - Lode Consultoria Welcome Solution e Idiomas, uma empresa que aglutina todo o conhecimento e experiência que tiveram ao longo de sua história. Ligadas entre si e por sua família com fortes laços, desde crianças sentiram na pele o que são mudanças e como é estar em um ambiente completamente diferente, geográfica e culturalmente. Como é aprender outros idiomas. Como é buscar e trabalhar por um mundo melhor.

Uma infância em meio à guerra


Filhas dos libaneses Therese Taktouk Raffoul e Saliba Elias Raffoul, Lode e Samira nasceram no Brasil, assim como o irmão Samir. O irmão mais velho, Elias, foi nascido no Líbano, ainda antes dos seus pais se mudarem para o Brasil. A família estabeleceu-se em Bauru, no interior de São Paulo, onde como a maioria dos libaneses, estabeleceu comércio. A tradição libanesa mandava que os homens saíssem do seu local de origem para ganhar a vida, mas a esposa e os filhos deveriam sempre voltar para ter a vivência com a origem e a cultura libanesas. Ainda na infância, Lode e Samira foram matriculadas em colégios libaneses e deveriam permanecer no Líbano, cumprindo a tradição.

Lode e Samira só falavam português brasileiro e era com esta cultura que tinham intimidade. O estranhamento dominava o ambiente familiar e a escola. No Líbano, matriculadas em um colégio interno em que se falava francês, tiveram de aprender francês e libanês ao mesmo tempo que lidavam com a hostilidade de serem inseridas numa cultura totalmente diferente. Ao mesmo tempo, Elias e Samir foram matriculados em colégios cristãos masculinos. Para se defenderem, a união familiar e o rápido aprendizado das línguas, além da flexibilidade para lidar com o novo ambiente, foram fundamentais. Pela primeira vez, compreenderam a importância de se sentirem acalentados em um ambiente em que não estavam habituadas.


Ainda crianças, em Trípoli (Líbano), Lode e Samira enxergaram do que o ser humano é capaz: de provocar hostilidade, de provocar guerra. Viram bullying infantil motivado pelas diferenças culturais. Viam invasões adultas aparentemente motivadas pela religião. A guerra entre cristãos e muçulmanos se instaurou, os cristãos deixaram Trípoli e foram para as montanhas, em Jounieh (Líbano). De lá, foram para outro colégio interno, em Miziara (Líbano). Novamente uma adaptação foi necessária. Lá, a lida foi com diferenças sociais. Precisavam entender a diversidade em uma comunidade em que não era fácil essa inserção. Mais uma vez, a habilidade de realocar um grupo ou pessoa que está em outro ambiente foi aprimorada.


Outro teste foi voltar ao Brasil, ainda jovens. Finalizado o tempo no Líbano, o reencontro com os pais veio acompanhado da reinserção na comunidade que ainda haviam deixado, sua primeira cultura, a brasileira. Mas as experiências continuaram, sempre fazendo com que elas procurassem compreender a diversidade social e cultural. Do Brasil, foram para os Estados Unidos.

A juventude global


Em Columbus, Ohio (EUA), cursando universidade Ohio State University, foi a primeira vez que o mundo todo se aglutinou em sua frente. Além da família brasileira, haviam os libaneses, os americanos, os chineses, os latinos, os franceses, os árabes e pessoas de diversas partes do mundo. Entenderam de uma vez por todas as diferenças entre as mais diversas culturas. Foi lá que fortaleceram seu poder pessoal, demonstrando que não precisavam ficar submetidas ao comando masculino somente pelo fato de serem mulheres. Integraram o conhecimento e a experiência adquiridos até então a todas as culturas do mundo.

Lode estabeleceu essa fase de sua vida na América do Norte, onde já começou a colaborar com multinacionais. Voltou ao Brasil logo depois, onde já estava Samira. Agora elas pertenciam ao mundo. Dominavam quatro idiomas - e idioma não é língua, mas sim o entendimento da cultura. Era hora de modificar o lugar de onde vieram, o ambiente de negócios de seu pai. Mas tiveram de esperar alguns anos para poder fazer isso.


E, surpreendentemente, tiveram desta vez de se acostumar com a cultura em que haviam nascido. Depois de conviver por anos com outras formas de pensar, de tratar e de viver, a malícia brasileira foi o desafio. Numa vida de adaptação contínua, desta vez estavam defronte com uma cultura encantadora, porém cheia de nuances. Para quem já tinha tornado o mundo pequeno, o comportamento sinuoso do brasileiro ainda estabelecia obstáculos. A importância da existência da LCWS traz muito da experiência deste restabelecimento.

O sonho e a família


Na década de 90, radicaram-se em São Paulo, onde passaram a colaborar com multinacionais. Foram anos adquirindo experiência, mas sempre acompanhadas pelo verbo do progenitor: "vamos montar uma escola para vocês aqui no nosso imóvel. Vamos botar mesas e cadeiras para vocês ensinarem pessoas com tudo o que aprenderam".

Até que em 2020 esse momento chegou, e a LCWS teve sua filial estabelecida em Bauru, passando a atender os públicos de São Paulo e do interior. Therese e Saliba já não estão mais aqui, mas certamente acompanham com amor este sonho sendo realizado.

Reflexo do caminho único e especial desta família, a LCWS - Lode Consultoria Welcome Solution e Idiomas tem duas frentes: uma de relocation e outra de ensino de idiomas. Lode e Samira exalam para seus clientes as tremendas experiências que viveram. Elas sabem, elas viveram na pele, como é mudar, como é alocar-se em locais totalmente desconhecidos. Elas sabem como aprender e como ensinar novos idiomas, novas culturas e como ter contato com novos hábitos, sem perder nunca sua autenticidade, de forma a tornar o mundo um lugar amoroso e acalentador para todas as pessoas, seja quem for, esteja onde estiver.